A IMPORTÂNCIA DO PODER PESSOAL

Todos nós aqui na Terra contamos com as nossas fontes de poder pessoal. Certas pessoas desperdiçam o seu poder e acabam se sentindo e pensando como vítimas; algumas vão para o extremo oposto com seu poder e criam situações que vitimizam os outros.

Nosso poder é a energia que usamos para estabelecer quem nós somos.

A vida requer um equilíbrio extremamente delicado. Se um volume excessivo do poder nos foi roubado enquanto estávamos em crescimento, talvez nos sintamos descontrolados e impotentes, o que pode nos levar a procurar o poder fora de nós.

Se recebemos um excesso de poder quando crianças, é possível que tenhamos de vencer a “síndrome do centro do universo”, ou uma tendência à vaidade e ao narcisismo. Seja qual for o caso, o poder pessoal depende de um delicado equilíbrio.

Quando você deixa de atribuir a algo ou alguém a responsabilidade pelo modo como se sente, está tomando posse do seu poder pessoal.

De modo geral, associa-se a ideia de poder à habilidade que alguém tem de influir sobre as ações de outras pessoas. Ou ainda, à capacidade de determinar a forma como algo deve ser ou acontecer.

O poder que é exercido externamente, seja levando exércitos para a guerra, seja manipulando o parceiro no relacionamento amoroso, é frágil e revela a vulnerabilidade de seu titular. Está sujeito às circunstâncias externas e pode ser perdido a qualquer momento.

O poder pessoal, entretanto, supera obstáculos e não conhece limites, pois se fundamenta no potencial ilimitado que existe dentro de cada um de nós. É o único que não se pode perder e é adquirido através do esforço próprio e é vivenciado internamente.

Enquanto o poder que atua sobre os outros tem medo de ser destituído, o poder pessoal cresce na proporção direta do desenvolvimento do nível de consciência individual.

O que determina se uma pessoa tem ou não poder pessoal não é algo que lhe é conferido por alguém ou alguma situação externa. A chave deste poder sobre si mesmo, infinitamente maior do que a ilusão de qualquer outro, está no autoconhecimento.

É o resultado de um processo de reconhecimento de que se é responsável pelas próprias escolhas.

O poder pessoal permite o acesso aos recursos internos e às ferramentas necessárias para superar dificuldades. Ele implica no alinhamento de valores e crenças, na capacidade de formular objetivos definidos e de seguir um plano de ação, passo a passo, na direção de sua realização.

Alguém com poder pessoal não espera que outra pessoa corresponda às suas expectativas, nem coloca a responsabilidade sobre seu bem estar nas mãos de quem quer que seja. É capaz de exercer a sua capacidade de escolha diante dos acontecimentos e decide que atitude tomar diante de cada circunstância.

Ter poder pessoal significa não entregar a ninguém mais, ou  a nenhum acontecimento, o resultado da atenção, do esforço e da responsabilidade pelo seu destino.

Em vez de se deixar intimidar ou influenciar pelas crenças de outras pessoas, aprende-se a confiar na própria experiência, checando as informações que lhe chegam sem preconceitos, mas sem idealização, expectativa ou ilusões.

Assim, ao perceber o que funciona na sua vida, a expectativa das outras pessoas em relação a você deixa de ter importância.

Mais do que se preocupar com o que os outros pensam ou falam, sua atenção se volta para a sua verdade interior e para os desejos do seu coração.

Manter a coerência interna e a fidelidade aos próprios ideais é uma forma de alimentar o poder pessoal. Significa ter a capacidade de separar o que é seu do que é do outro. De manter a clareza sobre seus valores e agir alinhado  com eles.

E ao deixar de procurar no mundo externo o que se encontra dentro de si mesmo, você adquire a capacidade de transformar o que não está funcionando na sua vida. Passa a atrair, naturalmente, a admiração, o respeito e a confiança dos que estão à sua volta. Pessoas que recebem a energia positiva e saudável que é irradiada de quem vive de acordo com as próprias escolhas, exercendo com confiança seu poder pessoal.

 

Cibele Santos – Nutricionista, Taróloga, Xamanista e Facilitadora de Círculos do Sagrado Feminino 

 

5 respostas em “A IMPORTÂNCIA DO PODER PESSOAL

  1. Gostei muito desse texto. Desde a minha adolescência sofri muito com perseguição por eu ser estranho, ter cabelo longo, ser mto tímido etc. Acabei perdendo vontade de me socializar e hoje sempre levanto muralhas para ninguém se aproximar muito de mim. Sempre sou evasivo mesmo sem querer, pois tento terminar a conversa antes que terminem, pois fico deprimido por eu não ser interessante o suficiente e ser deixado de lado em 1 minuto de conversa. Tem tudo a ver comigo, pois eu sou muito ansioso e nervoso com qualquer coisa. Sinto como se minha energia pra viver e ser livre tenha sido roubada, e por isso eu sou tão travado. Muitas dessas coisas eu culpo às pessoas que me trataram mal na minha passagem de infância pra adolescencia, e praticamente minha adolescência inteira eu não aproveitei nada, sempre fui muito travado com tudo, e sempre culpo muitas pessoas por isso. Meu maior desafio é me libertar disso tudo, ser responsável pelo meu destino e me soltar dessas amarras, desses lixos humanos que se meteram no meu caminho. Só que é muito difícil eu conseguir pegar uma raiz disso tudo e encontrar a resposta para que tudo que sofri seja “culpa” minha.
    Bem, apesar de tudo que estou falando nesse verdadeiro desabafo, nas entrelinhas o que quero dizer é “me ajudem”, tenho mais de 25 anos e ainda tenho esperança em aprender a viver.

    • Bem, a ajuda que me refiro pode ser uma dica de algum profissional para me ajudar, ou alguma atividade que eu pudesse me inscrever, ou exercício que me ajude a trabalhar o meu eu… eu tento ser tão forte por tanto tempo que às vezes não me aguento mais, fico exausto de eu mesmo. Isso é muito doloroso, pois apesar de tentar me mostrar ser pateticamente forte, obviamente não funciona e qualquer discussão que ganham de mim, qualquer ofensa, qualquer brincadeira quebra esse escudo de vidro e eu fico horas e horas pensando no que deveria ter dito, e me questionando sobre o porque de ser tão fraco.

      horrível. às vezes tenho vontade de nascer de novo.

      • Boa noite Carlos!

        Entre na nossa página de Parceiros e acesse: O Sol do Everest.
        Lá você encontrará o profissional especializado para orientá-lo nesta sua procura.
        Em todo caso, deixo aqui o link: http://www.soldoeverest.com.br/
        Gratidão por fazer parte do Nosso Mundo.

        PAZ e LUZ

        O Mundo de Gaya

  2. Pingback: A IMPORTÂNCIA DO PODER PESSOAL | Brasília Nova Era

Deixe um comentário