A Deusa Tríplice, a Donzela, a Mãe e a Anciã

sacred4

A Deusa não governa o mundo de um lugar distante e transcendental. Ela é o mundo, Ela está no mundo. Ela é tudo que existe, existiu e existirá.

As forças de criação, manutenção e destruição fazem parte do ciclo da vida e da Natureza. A Grande Deusa é então a criadora, a nutridora e a destruidora, é a Deusa Tríplice, pois ela contém o ciclo contínuo de vida, morte e renascimento. Ela é a Donzela, a Mãe e a Anciã.

A lua por ser uma grande representante das energias femininas e da Deusa, simboliza as suas três faces. Mas as correspondências não param por aí e no ciclo anual do sol – que como força criadora era associado à Deusa antes das sociedades patriarcais – também encontramos as três faces da Deusa. O que não é de se admirar, já que toda a existência é composta destes aspectos tríplices, queiramos nós ou não, pois não há como fugir dos ciclos de vida, morte e renascimento. Pensando bem, por que haveríamos de querer fugir de um ciclo tão harmônico, justo e vital? E não é só isto, por que não nos sintonizamos com estes ciclos já que também somos natureza?

A mulher que é a máxima representante da Deusa por carregar a força do Sagrado Feminino com sua habilidade de criar, gerar e nutrir, se afina naturalmente com a energia da Deusa Tríplice. Não é por acaso que em épocas em que era mais íntima do Sagrado Feminino e mantinha uma conexão direta com suas energias, a mulher sintonizava o seu ciclo menstrual com as fases da Lua, geralmente ovulando na Cheia e menstruando da Minguante para a Nova.

E que significam estes aspectos  da Deusa Tríplice? Como já disse, a Deusa rege toda a Natureza e toda a existência. Ela Rege, sendo regida por Ela própria; Ela cria, sendo Criação de si mesma. Ela É e Está em tudo! Assim, dentro de seu ciclo de criação temos os seus apsectos de Donzela, Mãe e Anciã, representando as fases da vida. Por isto a Grande Deusa ser conhecida também como Deusa Tríplice. Vamos conhecer estas suas três faces.

A Donzela, representada pela Lua Nova a Crescente, simboliza os novos começos, a juventude, a esperença, as sementes, o crescimento, a vitalidade, o lúdico. Como Deusa Ela aparece enaltecendo sua beleza, feminilidade e sexualidade. Muitas vezes é denominada de virgem, mas não no sentido de abstinência sexual. E sim de não pertencer a ninguém, em ser livre e completa em si mesma.

A estação do ano correspondente à Donzela é a primavera, e dentre as Deusas Donzelas inumero algumas: Pérsefone (grega), Ártemis (grega), Diana (romana), Eostre (germânica), Aine (celta), Branwen (celta), Bast (egípcia).

A Lua Cheia traz o aspecto Mãe da Deusa. Ela é aquela que nutre, protege e ama incondicionalmente; Ela é fértil e próspera. Sua sexualidade é exuberante e também a Sua beleza. Ela está plena de Sua potência e força vital. Muitas vezes a Deusa Mãe é representada grávida, ou com vários seios, ou com seu filho nos braços, representando o Deus que renasce de seu ventre.

Sua estação é o verão e algumas das Deusas Mãe são: Deméter (grega), Ísis (egípcia), Danu (celta), Freya (nórdica), Lakshmi (indiana), Maeve (celta), Inanna (suméria), Kuan Yin (chinesa).

A Deusa como Anciã vem com a Lua Minguante. Ela é a parteira, a Bruxa, a Mulher Sábia, pois é a Senhora da Sabedoria e conhece o oculto e a magia. É a Rainha dos Mistérios e também Deusa da Cura. Ela rege os finais, o desapego, o conhecimento, as transformações e a morte. Lembrando que a morte contém a vida (e vice-versa), e assim como a Lua que mingua desaparecendo no Céu, ressurgindo Nova para iniciar um novo ciclo, a vida se reinicia num ciclo contínuo de vida- morte-vida.

Também estamos sempre nos transformando, abrindo e fechando ciclos. Alguns procuram estas mudanças, outros resistem em vão e parecem mortos-vivos. As podem ser sutis e internas, mas uma mudança de energia e percepção ocorre e, daí, tudo se torna novo, mesmo que aparentemente nada tenha mudado.

O meio do outono e o inverno são regidos pela Deusa Anciã, que nos convida a um tempo de maior interiorização e introspecção. Algumas Deusas Anciãs: Baba Yaga (escandinava), Hécate (grega), Sedna (Inuit), Kali (indiana), Cailleach (celta), Sheela Na Gig (celta).

Algumas Deusas abrangem os três aspectos de Donzela, Mãe e Anciã e por isto são consideradas Deusas Tríplices. São elas: Ísis (egípcia), Cerridwen (celta), Brigith(celta), Morrighan (celta), Sedna (Inuit), entre outras.

Isto acontece pelo fato de seus cultos terem sido fortes o bastante para resistirem a tendência separativista e compartimentada do patriarcado,uma forma nada holística de viver e sentir a vida. A força da cultura de uma região também é de vital importância para este fato, como por exemplo, a cultura Celta, que sempre valorizou o poder sagrado da triplicidade e o sentido de Totalidade, daí a maioria de suas Deusas serem Deusas Tríplices.

  Lei Triplice wicca

A Lei Wiccana respeita,
Perfeito amor, confiança perfeita.
Viva e deixa viver,
Dá o justo para assim receber.
Três vezes o círculo traça
E assim o mal afasta.
E para firmar bem o encanto
Entoa em verso ou em canto.
Olhos brandos, toque leve,
Fala pouco, muito ouve.
Pelo horário a crescente se levanta
E a Runa da Bruxa canta.
Pelo anti-horário a minguante vigia
E entoa a Runa Sombria.
Quando está nova a lua da Mãe,
Beija duas vezes Suas mãos.
Quando a lua ao topo chegar,
Teu coração se deixará levar.
Para o poderoso vento norte,
Tranca as portas e boa sorte.
Do sul o vento benfazejo,
Do amor te traz um beijo.
Quando vem do oeste o vento,
Vêm os espíritos sem alento.
E quando do leste ele soprar,
Novidades para comemorar.
Nove madeiras no caldeirão,
Queima com pressa e lentidão.
Mas a árvore anciã, venera,
Se queimares, o mal te espera.
Quando a Roda começa a girar
É hora do fogo de Beltane queimar.
Em Yule, acende tua tora,
O Deus de chifres reina agora.
A flor, a erva, a fruta boa,
É a Deusa que te abençoa.
Para onde a água correr,
Joga uma pedra para tudo ver.
Se precisas de algo com razão,
À cobiça alheia não dá atenção.
E a companhia do tolo, melhor evitar,
Ou arriscas a ele te igualar.
Encontra feliz e feliz despede,
Um bom momento não se mede.
Da Lei Tríplice lembre também,
Três vezes o mal, três vezes o bem.
Quando quer que o mal desponte,
Usa a estrela azul na fronte.
Cultiva no amor a sinceridade,
Para receber igual verdade.
Ou um resumo, se assim preferes estar:
faz o que tu queres,
Sem nenhum mal causar.

Por: 

Uma resposta em “A Deusa Tríplice, a Donzela, a Mãe e a Anciã

  1. Lei Triplice wicca- Eu gostaria de deixar claro ,que eu não tomo remédios controlados, não tenho problemas psiquiátricos, e não sigo religião alguma. Eu quero relatar um acontecimento em minha vida, que, se não houvesse sido em minha vida, eu nunca poderia acreditar. Diria que esses loucos religiosos, não tem nenhum discernimento.
    Eu conheci uma pessoa navegando na web , um homem, prefiro não citar os seus dois nomes,para preservação do leitor. A princípio, houve uma espécie de comunicação normal, mas com o desenvolvimento desta conversa , eu fui de alguma forma me ligando a esta pessoa, tudo conversando em uma página do youtube , onde eu publiquei um vídeo. Preferimos então , a passar a conversar pelo Gmail . A ligação era tão absurda, que eu não conseguia mais nada a fazer , além de correr para o computador para falar com ele. O ponto da situação piorou tanto que eu passei a amar mais a ele do que a mim mesma. E acreditem ou não , tudo pelo computador e este homem se encontrava em Londres, falávamos em Inglês. Eu comecei a fazer coisas bizarras ,como uma dança, com roupas íntimas , que eu gravei em meu quarto e enviei para este homem. E pasmem ,sou casada ,e mãe. E o pior que eu não entendia porque eu me comportava daquela maneira, eu o enchia de fotos minhas , compulsivamente. Em várias conversas guardadas na ocasião por mim , eu encontrei repetições sistemáticas de palavras e vogais , como : I, I ,I ,my,my,my, you,you,you,you,my,my,my,i,i,i,i,love,love,love …………Se juntasse tudo , formava um mantra de encantamento do amor. Eu fiquei pensando que eu estava louca, sempre que eu falava com ele, estranhamente parecia que ele não se importava e continuava as conversas, eu pensava: poxa, quem em sua sã consciência, desviaria o assunto , e , continuaria as conversas com uma doida fantasiosa. Bem, com o passar do tempo, eu comecei a receber …… loucura para eu falar aqui, mas é preciso falar, todos precisam saber. Eu comecei a receber telepaticamente , sensações sexuais com ele, beijos e tudo mais, eu comecei a conversar com ele pelos pensamentos, eu perguntava , o que ele era, um alienígena, um gnomo, um demônio, todo tipo de pergunta louca eu fazia ,e sempre estava tudo bem ! Chegou um dia em que ele passou uma idéia de almas que se encontram, e, eu toda burra , e lógico encantada por este possessor, aceitei por um momento , mas algo me despertou para idéia de possessão, e imediatamente eu o recusei. Mas não conseguia ficar sem comunicação com ele, e voltei a falar , a coisa piorou, ele usou os meus sonhos e anseios e me envolveu em ,um mundo hipinótico, onde tudo para mim parecia perfeito , eu estava andando, acordada, falando,mas emergida em meu próprio eu, com aquela presença. Mas uma vez percebi o engano e ,consegui retirar o encanto da minha mente, decidi não mais falar com ele,e, cheguei a cancelar a minha conta de e-mail, mas algo me fez voltar , e ,lá estava mais uma mensagem dele, falando que diria tudo que eu precisava saber sobre ele, e, porque ele precisava que eu confiasse nele.
    Eu cheguei a escrever algo,para ele e enviar, só que ,haviam outras abas abertas no meu pc, e como se fosse um defeito,no computador a tela pulou para outra aba que eu havia acabado de abrir, porque eu andava pesquisando sobre seres encantados, elementais, demônios , coisas do tipo , loucura para minha personalidade descrente, mas estava eu nesse mundo inconcebível para mim.Algo apertava meu peito, e , alguma coisa me incomodava, mas eu não desprendia daquela coisa, pois então, a tal aba pulou mudando de página ,e eu antes de retornar ao e-mail, vi uma mensagem grifada naquela página, lá pelo meio ou final, só que eu além de não ter olhado a página ainda (ela deveria estar no começo)eu não havia grifado nada ! E ao ler aquela curiosidade , me deparei com esta mensagem grifada:

    E a companhia do tolo, melhor evitar,
    Ou arriscas a ele te igualar.
    Encontra feliz e feliz despede,
    Um bom momento não se mede.
    Da Lei Tríplice lembre também,
    Três vezes o mal, três vezes o bem.
    Quando quer que o mal desponte,
    Usa a estrela azul na fronte.
    Cultiva no amor a sinceridade,
    Para receber igual verdade.
    Ou um resumo, se assim preferes estar:
    faz o que tu queres,
    Sem nenhum mal causar.

    Eu tive um shock, pois além de ser uma mensagem diretamente para os meus dilemas, já era a terceira vez que, eu estava o aceitando em amor, e óbvio ,ele em ódio , pois desde que eu comecei a enviar fotos para ele, eu envelheci, com fortes marcas de expressão,e meu cabelo caiu quase todo, muito triste para mim ,estar aqui relatando isso. Mas o sagrado da situação, é que esta mensagem surgiu do nada e me informou e me assegurou de tudo que eu precisava saber , que incrivelmente eu ainda não conseguia enxergar . Eu imediatamente enviei outra mensagem com despedidas, e relevando o fato que, eu não queria mais nenhuma comunicação com ele , e que ele poderia me esquecer, assim como eu o faria com ele ! E não esqueci de falar para ele voltar de onde saiu e que ficasse por lá. Isso tudo que vos relato aqui, é um fato extremamente recente,e acredito que esta figura possa estar de espreita, mas eu compreendi definitivamente o mal, e os inacreditáveis momentos “mágicos”, pré- possessão que eu vivenciei.
    Eu quero agradecer a todos que dedicam suas vidas nos alertando sobre o obsceno,a inglória, a injúria, o julgamento. Pois eu nunca acreditaria, e debocharia, se encontrasse um relato como este que acabei de dar. Eu diria : Bandos de malucos,sem ter o que fazer !
    Eu pensei que a humanidade estava perdida, mas agora eu vejo que eu estava errada, pois se esta pessoa : Taliesin Cerddorion – MayCerridween , não houvesse com grande discernimento , publicado estas escritas, os majestosos da divindade, não teriam tal ferramenta clara, e sem sombra de dúvidas eficaz e poderosa ,para me trazer a verdadeira visão.

Deixe uma resposta

