DIA 17 DE FEVEREIRO – MAHA SHIVARATRI: A GRANDE NOITE DE SHIVA

lord-shiv-shiva-art-pictures-hd-175285

Dia 17 de fevereiro deste ano no calendário Hindu, celebra-se a Maha Shivaratri, ou Grande Noite de Shiva.

É o grande dia em que se celebra a existência divina do D’eus Shiva, um dos três Deuses da Trindade Divina Hindu, junto com Vishnu e Brahma.

Segundo uma das lendas mais populares, Shivaratri é o dia do casamento do deus Shiva e Parvati. Acredita-se também que o Senhor Shiva realizava o ‘Tandava’, a dança da primal criação, preservação e destruição nesta noite auspiciosa de Shivaratri.

De acordo com outra lenda popular, descrito em Linga Purana, foi em Shivaratri que Shiva manifestou-se sob a forma de um Linga pela primeira vez. Desde então, o dia é considerado extremamente auspicioso pelos devotos de Shiva e celebrá-lo como Maha Shivaratri – a noite grande do Shiva.

Devotos de Shiva observam jejum rigoroso sobre Maha Shivaratri, com muitas pessoas tendo apenas frutas e leite e alguns nem mesmo consomem uma gota de água. Os adoradores obedientemente seguem todas as tradições e costumes relacionados com a Shivaratri festival, pois acreditam fortemente que a adoração sincera ao Senhor Shiva, no dia auspicioso, libera a pessoa de seus pecados e também o liberta do ciclo de nascimento e morte.

Como Shiva é considerado como o marido ideal, as mulheres solteiras oram por um marido como ele, em Shivaratri. Por outro lado, as mulheres casadas oram para o bem estar de seus maridos, neste dia auspicioso.

Você pode invocar o poder de Shiva visualizando sua imagem acima e repetindo algumas vezes seu mantra: OM NAMAH SHIVAYA.

“Shiva é o compassivo doador da sabedoria. Ele é o protetor dos yoguis que está sempre pronto para conceder moksha (liberação). Ele representa a morte do desejo e a destruição da ignorância. Ele é aquele que obteve vitória sobre a morte e que por isso domina a força vital. Seu corpo está coberto por cinzas, o que representa a aniquilação do desejo. Ele tem a lua nova na cabeça, que representa o domínio sobre a mente; e serpentes no pescoço e nos pulsos, que representam o domínio sobre o fluxo da energia vital. Ele é aquele que bebeu e segurou o veneno na sua garganta, impedindo o holocausto. Ele é quem transforma o veneno em néctar, a morte em imortalidade, escuridão em luz.”

~ Sri Prem Baba

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s