AS ROSAS E SEU SIGNIFICADO

Image

Dentre todas as flores, talvez as rosas sejam as maiores companheiras do ser humano na cultura ocidental. Sejam rosas brancasrosas vermelhas, cor-de-rosa ou de qualquer outra cor natural (ou não); as rosas têm um lugar guardado bem no cantinho do coração de cada um de nós. Afinal de contas, ninguém que tenha vivido mais do que apenas alguns anos pode dizer que passou pela vida imune ao encanto dessas flores especiais sem nunca tê-las dado ou as recebido como presentes em diversas ocasiões.

Rosas vermelhas significam amor intenso e apaixonado; vivido de forma plena e totalmente arrebatadora. As rosas vermelhas bem escuras podem ser usadas também no luto.

Rosas na cor rosa podem refletir gentileza, carinho e afeição.

As rosas amarelas simbolizam felicidade, amizade e (em alguns casos) dúvidas e ciúmes.

As rosas laranjas significam encanto e fascinação.

As rosas chá significam respeito, admiração e sabedoria.

As rosas brancas simbolizam a paz. E são sempre associadas a juventude e dadas preferencialmente como presentes para moças jovens.

As rosas na cor champanhe; simpatia, prazer, respeito, reverência e admiração. Por isso, juntamente com as rosas cor-de-rosa, são sempre presenteadas para senhoras de mais idade.

Existem ainda cores artificialmente forjadas como rosas azuis ou pretas (há uma verdadeira infinidade de cores possíveis; já que basta acrescentar corantes à água das rosas brancas pra obtê-las) que têm muito mais um valor pelo exotismo e beleza “sui generis” do que propriamente um significado especial na simbologia das rosas. E, em alguns casos extremos, pode-se obter novas cores através da engenharia genética e manipulação de DNA.

As rosas são, desde muito, consideradas como um símbolo de carinho, amizade, amor, paixão e da perfeição da criação divina e da pureza de coração. Desde os mais antigo primórdios da nossa civilização se encontram relatos de rosas sendo cultivadas, colhidas e presenteadas como gesto de carinho, respeito e elegância. Ninguém sabe a certo o seu lugar exato de origem e nem como se originou. Apenas sabemos que, essa linda obra da criação, teve sua origem no longínquo oriente. E, desde então, vive cercado por seus mistérios e por todo o seu magnetismo. Sendo citada inclusive na Bíblia e em vários outros livros sagrados.

Da mesma forma que suas cores encerram um significado oculto e, de certa forma, misterioso; as rosas podem assumir ainda significados conforme se apresentam durante o ato de presentear. Por exemplo:

Um buquê de rosas bem cheio é sinal de gratidão. Um cacho de rosas é considerado sinal de encantamento. Uma coroa de rosas (guirlanda) o reconhecimento de um ato meritório cometido. Rosas vermelhas e rosas brancas num mesmo arranjo simbolizam paz, união e harmonia. Rosas amarelas com vermelhas significam alegria. Rosas vermelhas com rosas cor-de-rosa amor apaixonado ou solidariedade e amizade se forem de um tom mais para o claro.

Rosas coloridas com predominância de vermelhas significa amor feliz e pleno. Sem espinhos simbolizam o amor à primeira vista e a solitária (uma rosa única) revela simplesmente: “Eu te amo”.

 

Fonte: Flores on line

Uma resposta em “AS ROSAS E SEU SIGNIFICADO

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s