FAÇA MEDITAÇÃO EM CASA E CONHEÇA OS SEUS BENEFÍCIOS

 

Imagem

Uma pesquisa recente da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, sugere que meditar ajuda a aliviar a dor, mesmo em pessoas sem treinamento de meditação. De acordo com os pesquisadores do estudo, a meditação é um mecanismo mais poderoso do que simples distração, porque reduz as respostas emocionais do corpo, principalmente aquelas relacionadas à dor.

Mas a maioria das pessoas tem dificuldade em encontrar a concentração e o relaxamento necessários. Muitas vezes, você procura um local tranquilo, harmonioso, que crie um ambiente propício para entrar em sintonia com o eu interior e silenciar a mente, mas não encontra. “Para relaxar, precisamos nos distanciar do mundo, se esquecer do nosso cotidiano. O espaço para meditação facilita este distanciamento”, diz psicólogo Leonardo Mascaro.

 

Escolha o melhor local

Esse espaço pode ser montado em um jardim ou um cantinho da sua casa com algumas mudanças simples. Para começar, deve-se escolher um local tranquilo, onde não haja barulho, nem interrupções. O silêncio e a temperatura são fatores importantes para uma boa concentração. Garanta que este local esteja com a temperatura ambiente confortável o suficiente para você não passar muito calor nem frio. Devemos lembrar que não pode haver muita circulação de pessoas no local, para não haver influências de energia. Se o espaço for provisório, é recomendado que se purifique o local.

 

Decoração

Uma mesa coberta com uma toalha, vaso com flores, tapetes, almofadas, incenso e velas para deixar o local como um lugar de adoração ao divino, de encontro com o místico. A terapeuta Ayurveda Márcia de Luca diz que cada um é único e deve usar como decoração objetos e elementos que remetam a algo positivo. O altar é um dos elementos, geralmente, presente em espaços para prática de yoga e meditação.

As estátuas, fotos e mandalas são colocadas de acordo com a crença de cada um. Segundo a Vedanta, o altar representa o altar do coração. O importante, entretanto, não é se prender aos modelos pré-moldados de espaços zen ou altares. O essencial é montar um cantinho confortável, com elementos que gerem atitudes positivas e que o façam sentir preparado para entrar em contato com você. “O altar é uma ferramenta importante. Uma conexão de amor, de adoração, de conexão com o seu dia”, afirma Érica Sanfelice. 

 

Medite e viva mais

Os benefícios psicológicos da meditação são capazes de reduzir o envelhecimento, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Davis, e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, a meditação pode inibir o encurtamento dos telômeros, enzimas localizadas no final dos nossos cromossomos e relacionadas com o envelhecimento. Quanto maiores são os telômeros, mais tempo a pessoa vive com saúde. 

 

Fique mais feliz

Os participantes do estudo da Universidade da Califórnia também apresentaram maior satisfação psicológica como controle sobre a própria vida, atenção e planos. Além disso, eles também tiveram diminuição de emoções negativas. Na vida moderna às vezes qualquer pequeno incômodo pode nos tirar do eixo e aumentar o estresse diário. A meditação ajuda não só a relaxar, mas a criar forças para lidar com as peripécias do dia a dia. Confira outros benefícios da meditação, não importando a técnica que você adote. 

 

Mais tranquilidade

A frequência dos batimentos cardíacos diminui e a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo-se mais calmo. O estado meditativo é caracterizado por uma atenção profunda, mas observadora. “São benefícios que ajudam a contornar os problemas no trabalho, em casa e, por que não dizer, os de ordem pessoal?”, de acordo com a psicóloga transpessoal Ana Maria Cabrera.

 

Concentração

Meditando, você aumenta o seu poder de concentração e a capacidade de permanecer atento quando realiza alguma atividade. Consequentemente, suas tarefas no trabalho, por exemplo, vão ficar mais produtivas. Ainda surgem diferenças na compreensão do que dizem as outras pessoas, o que tende a melhorar dificuldades de relacionamento.

 

Menos ansiedade

A pessoa que medita regularmente lida com o estresse de modo a romper a espiral da reação de enfrentamento ou fuga. Ela relaxa com muito mais frequência do que a que não medita, após a superação de um desafio. Quem pratica não abre mão. E, se você nunca experimentou, está na hora de aquietar a mente com alguns exercícios de meditação. “A frequência dos batimentos cardíacos também diminui e a respiração entra em sintonia com o restante do corpo, que reage mantendo a pessoa mais calma”, explica a psicóloga transpessoal Ana Maria Cabrera. 

 

O que é preciso para meditar?

Existem muitas técnicas diferentes, incluindo até mesmo músicas e danças, o que pode servir como incentivo para quem não sabe como começar e sente calafrios só de se imaginar quieto e em silêncio por alguns instantes. “Costumo dizer que um curso de meditação pode ser necessário, mas jamais obrigatório”, afirma Ana Cabrera.

 

Ajuda na perda de peso

Uma pesquisa feita pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia, acompanhou por dois anos o progresso de 225 mulheres obesas ou com sobrepeso. O grupo que meditou durante dez semanas teve mais sucesso na perda de peso e emagreceu uma média de 2,5 quilos. As mulheres que meditavam diminuíam as causas do estresse e, por causa disso, acabavam comendo menos.

 

Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s