11 COISAS A FAZER ANTES QUE 2013 TERMINE

Imagem

 2013 está chegando ao fim. O ano valeu a pena para você? Quais aprendizados e lembranças boas deste ano você vai levar para sempre? Você viveu a vida o máximo que pôde ou só a assistiu passar? Dentre os 365, qual foi o melhor dia de 2013 para você?

Por outro lado, ainda temos dezembro inteiro pela frente e não é porque o ano está no fim que vamos deixar esse tempo passar em vão! Em poucos dias dá pra fazer muitas coisas boas e se preparar para começar o próximo ano com tudo no lugar, as energias renovadas e a consciência limpa, sabendo que você fez o seu melhor no ano que passou. Se não sabe por onde começar, aqui estão algumas boas ideias para você aproveitar os últimos dias de 2013:

1) Limpeza nos armários e doação – dependendo do quanto você consome, é bom fazer isso mais de uma vez por ano. Se ainda não fez uma boa limpeza para retirar dos armários tudo aquilo que não usa mais e não lhe é mais útil, faça isso agora para entrar no novo ano livre de tralhas, inutilidades e bagunça. Escolha um dia do mês para se dedicar a organizar a casa inteira e separar tudo o que puder doar: roupas, sapatos, brinquedos, livros, móveis, eletrônicos e todos os objetos que não usa mais mas ainda podem ser úteis para alguém. Além fazer o bem, você deixará o ambiente e a sua vida muito mais leves.

2) Balanço do ano que passou – pense (e coloque no papel, se quiser) sobre como foi esse ano para você. Questione-se: O que deu certo? O que não deu? Quais das resoluções que fiz no ano passado eu cumpri, e quais não? Quais planos antigos vou abandonar e quais continuarei buscando no ano que vem? É ótimo parar um tempo para pensar sobre isso e deixar claro para si mesmo se está fazendo o suficiente pela sua felicidade ou se precisa dedicar mais tempo e esforço a si mesmo.

3) Descobrir uma nova motivação – o começo de um novo ano é sempre um sinal de esperança e, por isso, causa uma enorme sensação de motivação em todas as pessoas. Isso é muito bom, mas para aproveitar melhor esse sentimento, é importante que tenhamos um objetivo em mente, porque senão não sabemos o que buscar e logo a motivação vai embora. Antes de o ano terminar, reflita sobre o assunto e defina uma meta que você queira muito realizar. Pode ser algo que você queira aprender, um projeto, um novo rumo na carreira, um sonho que quer muito tornar realidade, um esporte que quer começar a praticar ou qualquer outro objetivo que faça você se sentir determinado.

4) Amigo secreto – é um excelente pretexto para reunir os amigos, conversar, dar risadas e se divertir! Se você for convidado a participar da brincadeira com pessoas que vê pouco, é uma oportunidade de revê-las, reavivar o relacionamento e levar a amizade para o próximo ano. Se o amigo secreto for com a família ou os colegas de trabalho, aproveite para fortalecer os laços de amizade, agradar quem você gosta e começar o próximo ano sabendo que elas estarão com você.

5) Pegar uma cartinha nos Correios para presentar uma criança – todo ano os Correios fazem essa campanha para incentivar as pessoas a oferecerem um pouquinho de alegria a crianças carentes. Você só precisa ir a um dos pontos dos Correios participantes da ação, pegar uma cartinha e se comprometer a entregar o presente na data e local indicados. Um gesto positivo e muito simples que tem o poder de levar uma felicidade imensa a uma criança.

) Limpeza geral na sua vida – além de tirar todos os objetos que não precisa mais de casa, há outras maneiras de “limpar” sua vida e tirar dela o desnecessário. Para começar bem o próximo ano, faça uma limpeza também nos seus relacionamentos, nas suas lembranças e desintoxique seu corpo e sua mente. 

7) Doar sangue – terminar o ano sabendo que você é parte responsável por salvar a vida de alguém, já parou para pensar na importância disto? Escolha um dia do mês de dezembro para ir a um hospital doar sangue, chame alguns amigos para irem também e faça este grande gesto.

8) Sua lista de resoluções para 2014 – todo mundo faz todos os anos, mas desta vez, leve realmente a sério a sua lista de desejos para o próximo ano. Comece o quanto antes para ter tempo de refletir sobre o que quer (e o que fará para realizar) e escreva em um papel para deixar registrado. Guarde as anotações para que ano que vem você possa consultá-las algumas vezes para lembrar-se das suas metas e ver se está seguindo seus objetivos com foco.

9) Reconciliar-se – não leve com você a negatividade do ano anterior. Guardar mágoas é uma das piores maneiras de afastar as energias positivas e não é bom começar o novo ano carregando sentimentos ruins. Portanto, faça um esforço para reconciliar-se com o máximo de pessoas possível. Peça perdão e também perdoe. Esqueça. O que passou, passou e não é mais importante do que a sua felicidade e a amizade que poderia ser conservada. Se não conseguir conciliar-se com todas as pessoas que gostaria, faça isso com pelo menos uma. Só não termine o ano sem desfazer pelo menos uma mágoa, porque o melhor momento para a reconciliação é agora e você estaria deixando passar esta oportunidade.

10) Lavar a alma – decida livrar-se de todas os sentimentos ruins que vem conservando dentro de si: remorsos, falta, rancor, culpa etc. Escolha um momento para dizer: acabou. Se puder, faça um ritual como mergulhar no mar, tomar um banho de sal grosso ou qualquer outra coisa que simbolize que sua alma está sendo lavada e tudo o que você não precisa mais está indo embora.

11) Terminar o que deixou inacabado – ou então abandone de vez a ideia de fazê-lo. Um livro que não terminou de ler, uma tarefa no trabalho, uma conversa pendente, alguma mudança que começou a fazer mas não terminou. Se não as fez até agora, talvez não sejam tão importantes ou necessárias. Ou você as finaliza agora, ou desiste de uma vez, mas não comece o próximo ano com pendências e preocupações antigas.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s