ANGÉLICA – A ERVA DOS ANJOS

Imagem

É uma das plantas mais antigas do cristianismo. Simboliza as três pessoas da Santíssima Trindade. Era considerada a principal erva para combater a peste. Segundo a lenda, um anjo trouxe ao monge a planta medicinal.

Angélica serve como banho purificador nos rituais sagrados.

Tomar diariamente em infusão. Pode ser tomado como restaurador da fraqueza quando se está muito debilitado. Prepara-se na infusão do leite fervendo. Serve também como restaurador do apetite.

SINÓNIMOS: Angélica-da-Boémia; Erva-do-Espírito-Santo

PARTES USADAS: Só se utiliza a raiz. A raiz de angélica picada e seca contém quantidades apreciáveis de óleos essenciais, princípios amargos, taninos, furocumarinas, resinas, cera e pectiba.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais interagem com os princípios amargos para aumentar o apetite e actuam como auxiliares da digestão e anticonvulsivo. Também estimulam a secreção da bilís. A angélica tem fama de ser um agente antitússico e também pode ser aplicado externamente nos casos de reumatismo.

APLICAÇÕES: Quando ingerido regularmente na forma de chá, antes das refeições, a angélica parece estimular o apetite. O chá de angélica dá alívio as dores abdominais e nas cãibras nas pernas. Beber a miúde chá de angélica parece reduzir os ataques de tosse e os banhos com angélica ou a aplicação de cremes e unguentos contendo o seu princípio activo alivia as dores reumáticas.

CHÁ:  Deite 1 colher de sopa de raiz de angélica seca, finamente picada, numa chávena de água. Deixe ficar em infusão 2 a 3 minutos e depois coe. Beba 3 chávenas ao longo do dia.

VINHO: Misture cerca de 55g de raiz de angélica seca, finamente picada, em 0,5 l de vinho branco. Deixe em infusão entre 5 a 7 dias e depois coe. Guarde numa garrafa que vede bem. Beba 1 copo de vinho do Porto como auxiliar em distúrbios digestivos.

BANHOS: Para um banho integral, ferva aproximadamente 120 g de raiz de angélica seca e pique em cerca de 0,5 l de água durante aproximadamente 15 minutos e depois coe. deite este chá na água do banho quente. Às pessoas que sofrem de reumático recomenda-se que tomem 2 banhos de angélica, de 15 minutos, 2 vezes por semana.

NOTA IMPORTANTE: As furocumarias contidas na angélica aumentam a sensibilidade da pele ao sol e podem, em combinação com a exposição às radiações ultravioletas, causar dermatites. Durante a utilização de preparados que contenham angélica é, portanto, aconselhável evitar uma prolongada exposição solar.

Fonte: Sua Saúde

Revisão: Cibele Santos – Nutricionista, Tarologa e Terapeuta Xamânica

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s